Arquitetura e Mercado

São Paulo terá volume recorde de entregas de empreendimentos residenciais em 2024

O canteiro de obras residenciais em que a cidade de São Paulo se transformou nos últimos anos vai resultar em volume recorde de entregas de empreendimentos em 2024.

Levantamento da Data Lello, área de dados da administradora imobiliária Lello, estima que 818 condomínios residenciais serão concluídos neste ano. Na prática, isso representa expansão de 93% ante o total de empreendimentos entregues em 2023.

Em número de unidades, o crescimento chega a 187%, para 149,8 mil imóveis, com destaque para apartamentos localizados nos bairros Pinheiros, Vila Mariana, Perdizes, Butantã, Vila Clementino, Itaim Bibi, Ipiranga, Vila Nova Conceição e Brooklin.

Nesses bairros das zonas Sul e Oeste, a produção imobiliária refletiu, nos últimos anos, incentivos construtivos do Plano Diretor Estratégico (PDE) e da Lei de Zoneamento.

Do total de entregas previstas, os condomínios de alto padrão terão participação de 24,8%, os de médio padrão responderão por 36%, os destinados à renda média-baixa corresponderão a 24,2%, e os econômicos, a 11,5% do total.

Boa parte desses empreendimentos em fase de conclusão foi lançada durante a pandemia de covid-19.