Arquitetura e Mercado

Por que o Itaim Bibi tem o metro quadrado mais caro de São Paulo?

O Itaim Bibi é o bairro com o metro quadrado mais caro da cidade de São Paulo, tanto na venda quanto na locação, e com os maiores aumentos no período de 12 meses – ou seja, continua ficando cada vez mais elevado.

Localizado na zona Sul da capital paulista, o bairro de alto padrão tem grande oferta de serviços em suas ruas planas e arborizadas. No ranking nacional, só perde para dois bairros de alto padrão com vista para o mar: Leblon e Ipanema, no Rio de Janeiro, ainda superam o concorrente paulistano.

Mas o que faz os preços do Itaim Bibi serem tão altos? Entre os pontos fortes do Itaim está a proximidade com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, principal polo financeiro de São Paulo, onde estão localizadas sedes de bancos e multinacionais. O bairro oferece ainda fácil acesso às avenidas 9 de Julho e Juscelino Kubitschek, além da Marginal Pinheiros. A chegada do Parque do Povo, em 2008, criou uma nova paisagem de desejo para os residenciais da região.

A disputa do mercado imobiliário é tamanha que vem justificando uma onda de demolições dos edifícios mais antigos. “O Itaim ficou tão caro que já faz sentido demolir prédios nesta área específica para construir novos. Há uma corrida no mercado pelos últimos lotes possíveis, ocupados por prédios comerciais tão ultrapassados que não há retrofit que resolva. É a valorização do bairro que está ditando esta renovação”, disse Otávio Zarvos, sócio-fundador da Idea!Zarvos, em entrevista ao Jornal O Globo

Considerando-se a qualidade de vida do Itaim, a localização, a escassez de terrenos e o padrão dos empreendimentos lançados no bairro nos últimos anos, não há motivos para se esperar reversão desse processo de valorização.