Sustentabilidade

A aposta verde de Medellín para enfrentar o aquecimento global

Já parou para imaginar como seria nossa vida em cidades tomadas por natureza? Em Medellín, na Colômbia, desde 2016 essa ideia vem ganhando fôlego com os “corredores verdes” que estão se espalhando pela metrópole.

Já são mais de trinta percursos arborizados e sombreados que cruzam ruas e quadras para conectar os moradores a praças, parques e espaços públicos. Em números, esse “urbanismo verde” já presenteou a cidade com cerca de 4 milhões de m² de natureza e 5 mil m² de paredões de concreto convertidos em jardins verticais.

Os bons resultados mostram que a cidade está na direção certa para enfrentar os impactos do aquecimento global. Além de melhorias na qualidade do ar, o calor também está dando uma trégua: as áreas verdes estão reduzindo as temperaturas em até 4,5ºC nos corredores e 2ºC pela cidade, de acordo com dados da prefeitura e da organização Sustainable Energy for All.

Os resultados não param por aí. Com maior presença da natureza, Medellín viu um aumento significativo no uso de bicicletas, de cerca de 35% (segundo pesquisa da University College London), a recuperação da fauna nativa e, é claro, maior qualidade de vida. Nada mal para uma metrópole que tem o título de “Cidade da Primavera Eterna”, cada vez mais merecido!