Arquitetura e Mercado

O que faz do apartamento de 1 dormitório o queridinho dos investidores?

Quem pensa em investir na compra de imóveis residenciais para obter renda por meio de aluguel tem nas unidades de um dormitório a maior rentabilidade potencial. É o que aponta o Índice FipeZap de locação referente a fevereiro.

A rentabilidade medida pela relação entre o preço médio de aluguel e o preço médio de venda (rental yield) das unidades ficou em 5,79% ao ano, considerando-se as 25 cidades incluídas no levantamento do FipeZap.

A melhor relação – de 6,48% ao ano – foi registrada em imóveis com um dormitório, seguida pela rentabilidade nas residências com dois dormitórios (6%), com três (5,25%) e com quatro ou mais (4,45%).

A explicação para a diferença está na maior demanda por locação de unidades menores. Parte de quem procura um imóvel para alugar está começando a vida, mora só ou com mais alguém e prioriza localização ao tamanho do imóvel.

Também há pessoas que buscam a locação de residências por estarem temporariamente em uma cidade ou por ainda não terem as condições necessárias para a compra, o que se reflete na procura por imóveis de diversas tipologias e tamanhos.

Mas as unidades menores continuam se destacando como as mais buscadas, impactando, de forma positiva, a rentabilidade obtida com o aluguel desses imóveis.