Especiais

Livrarias conectadas com a cidade ganham mercado em São Paulo

Os novos hábitos de consumo somados à necessidade de isolamento provocada pela pandemia da Covid-19 resultaram no fechamento de grandes redes de livrarias. Nessa nova realidade, livrarias apostam em unidades menores para competir com o on-line. Confira alguns cantinhos espalhados por São Paulo que valem a visita!

Gato Sem Rabo

Localizada na Rua Amaral Gurgel, 338, no edifício FSMJ, na Vila Buarque, a Livraria Gato Sem Rabo, fundada pela artista plástica Johanna Stein, é a primeira livraria brasileira exclusiva para obras escritas por mulheres. Com o objetivo de enxergar o mercado editorial brasileiro através de uma perspectiva que não a do homem branco, ocidental, privilegiado e contribuir com uma maior visibilidade para essas autoras, o espaço trabalha com livros dos mais diversos gêneros, da poesia até uma seleção infantil. 

Livraria da Tarde

“A Livraria da Tarde nasce do sonho de ter um espaço aconchegante, repleto de livros, com uma curadoria de literatura geral, artes, ciências humanas, negócios e infanto-juvenil, em São Paulo.”, escreve Mônica Carvalho, fundadora da livraria. 

Localizada no bairro de Pinheiros, Rua Cônego Eugênio Leite, 956, o espaço sedia clubes do livro e rodas de conversas sobre temas atuais e dilemas da sociedade moderna. 

Livraria Megafauna 

A Megafauna é uma livraria com uma grande variedade de gêneros. A proposta é que a seleção de livros não se baseie em números de vendas. Curadores rotativos são convidados para garantir um olhar múltiplo perante o acervo. Está localizada na sala 53 do histórico edifício Copan, no centro de São Paulo.

Livraria Mandarina

Sediada em um sobrado na Rua Ferreira de Araújo, 373, em Pinheiros, a Livraria Mandarina possui em seu acervo romance, conto, crônica, poesia, filosofia, ciências políticas e sociais, psicologia, artes (fotografia, cinema, balé, teatro, música), relações internacionais, além de infantojuvenil. A livraria garante destaque às editoras e autores independentes de todo o Brasil. Recebe cursos, clubes de leitura, bate-papo com escritores e saraus literários. 

Beatriz Lopomo
Beatriz é estudante de jornalismo da Universidade de São Paulo e possui grande interesse por temas relacionados à cultura e urbanismo. Publicou textos para a empresa júnior de jornalismo da USP.