Sustentabilidade

Você já pensou em morar em uma casa construída por meio de impressão 3D?

Você já pensou em morar em uma casa construída por meio de impressão 3D? Nos últimos anos, a adoção desse inovador método construtivo tem crescido, principalmente em cidades que se destacam por inovações arquitetônicas. O modelo possibilita flexibilidade de formas e redução da demanda por mão de obra nos empreendimentos.

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pretende ter 25% de seus projetos de construção utilizando o método em 2030. Em dezembro, a primeira vila impressa em 3D foi entregue, na cidade, com casas de 202 metros quadrados, incluindo três quartos, quatro banheiros e garagem.

No início deste ano, o Peri Group concluiu a maior edificação da Europa com tecnologia de impressão 3D. Localizada em Heidelberg, na Alemanha, a construção tem 600 metros quadrados e abriga um data center em formato de onda. Foram utilizadas 450 toneladas de concreto de impressão.

No Brasil, um laboratório está desenvolvendo concreto com maleabilidade e tempo de secagem adequados para impressão. Incorporadoras e fabricantes de materiais de construção fazem parte do projeto, que estuda o modelo de concreto em camadas para os empreendimentos.

Há previsão de que o laboratório imprima, neste mês, uma cozinha completa no prazo de 18 horas.