Arquitetura e Mercado

Revista Architectural Digest escolhe os melhores edifícios do ano

Reprodução: Adrian Deweerdt/Divulgação LUMA

Em uma iniciativa inédita, a prestigiada plataforma Architectural Digest reuniu seus editores internacionais para celebrar os melhores projetos finalizados entre 2021 e 2022 no globo, em uma seleta lista apelidada de Works of Wonder – ou, como bem diz a revista, arquiteturas que são “WOW”. Confira abaixo alguns dos destaques da sua primeira edição:

Chapel of Sound | Pequim, China

Projetada pelo escritório OPEN, a imponente sala de concertos mescla-se ao entorno montanhoso, a duas horas de distância da capital chinesa. Sua volumetria monolítica, feita de concreto misturado com rochas locais, garante a entrada dramática da luz natural sobre os espaços e proporciona vistas exuberantes para a paisagem, onde é possível vislumbrar algumas das ruínas da Grande Muralha. A construção encantou o público por seu perfil contemplativo e venceu o prémio Edifício do Ano 2022 do portal Archdaily.

Startup Lions Campus | Turkana, Quênia

Assinada por Diébédo Francis Kéré, vencedor do prêmio Pritzker 2022, a construção oferece treinamento gratuito e moradia para jovens empreendedores. Seus dois pavimentos são distribuídos em terraços sombreados por pérgulas e torres inspiradas em cupinzeiros, de onde emprestam suas propriedades termodinâmicas: nelas, o ar quente é puxado para cima e para fora dos edifícios, enquanto as aberturas na parte inferior deixam o ar frio entrar. Pela inventiva solução, o edifício ganhou os prêmios Monocle Design Award e o Wallpaper* Design Award em 2022, merecendo seu lugar na lista do Architectural Digest

LUMA Arles Tower | Arles, França

As já conhecidas volumetrias retorcidas do arquiteto canadense Frank Gehry ganharam um brilho especial neste seu recente projeto. Coberta por aço inoxidável, a construção inspira-se na notória pintura “Noite Estrelada”, feita por Van Gogh na cidade vizinha Saint-Rémy-de-Provence, enquanto sua base circular de vidro remete à forma de um antigo anfiteatro romano situado em Arles. Pensado como espaço cultural, o edifício abriga galerias expositivas, instalações artísticas e o arquivo do centro francês LUMA.

TECLA House | Ravena, Itália

A residência ganhou as manchetes do mundo ao tornar-se a primeira construção sustentável do mundo feita em 3D e a partir de argila local. O projeto, idealizado pelo escritório Mario Cucinella Architects, homenageia com sua forma abobadada simples a arquitetura italiana antiga, ao mesmo tempo em que aproveita a tecnologia do século XXI para oferecer em singelos 60 m² uma aconchegante planta formada por um quarto, banheiro e sala de estar com cozinha. A sustentabilidade é outro atrativo da casa, construída com o mínimo de resíduos e custos, em apenas 200 horas.