Gestão pública

Arquitetos inovam com projetos de cidades cada vez mais futuristas

Reprodução: Neom/Divulgação The Line

Sustentáveis, tecnológicas e extremamente ambiciosas: criadas por alguns dos mais renomados escritórios de arquitetura do mundo, imagens de cidades futuristas têm surgido diretamente de complexos programas de computador e estampado os principais sites e plataformas do mundo com suas ideias inovadoras para criarem novas formas de morar em conjunto:

The Line, Arábia Saudita

Uma das empreitadas mais populares do momento é sem dúvida o The Line, projeto desenvolvido pelo escritório Neom para o governo da Arábia Saudita. Sua proposta parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, composta por dois edifícios espelhados de 500 metros de altura e 170 km de extensão que percorrem a paisagem inóspita do deserto da Península Arábica.

A premissa fez muita gente duvidar se o projeto iria para frente, já que a ideia da megaestrutura é abrigar até nove milhões de pessoas, contar com um sistema de transporte que conecte as duas extremidades em até 20 minutos, zerar as emissões de carbono e preservar uma verdadeira floresta tropical no centro da cidade. Seja qual for o resultado da maravilha futurista, imagens de drone indicam que as obras já foram iniciadas – mas sem qualquer previsão de conclusão.

Telosa, Estados Unidos

Entre as novidades esperadas está a cidade de Telosa, nos Estados Unidos, fruto da parceria entre o escritório dinamarquês Bjarke Ingels Group/BIG e o empresário Marc Lore. Propondo um “novo modelo de sociedade”, o projeto preza por espaços sustentáveis, justos e inclusivos que preveem reciclagem de água, fontes de energia renovável e acesso a áreas verdes próximas de casa.

Apesar da tecnologia ser uma grande aliada, tudo na cidade prioriza o contato humano: carros autônomos dividem o espaço com pedestres e ciclistas, ruas são sempre movimentadas com comércios de bairro e fazendas aeropônicas distribuem os produtos aos moradores. A previsão é que os primeiros cinco milhões de habitantes possam se mudar já em 2030 para Telosa, eleita uma das cidade futuristas mais viáveis e possíveis já idealizadas.

Amaravati, Índia

O projeto, de autoria do escritório britânico Foster + Partners, tem a pretensão de reformular o complexo governamental da cidade, capital da província Andhra Pradesh, na Índia, às margens do rio Krishna.

O masterplan de Amaravati conta com algumas estruturas principais distribuídas em seus 217 km² de área, incluindo uma Assembléia Legislativa e um complexo para o Tribunal Superior, que funcionarão não apenas como espaços da vida civil, mas também como praças públicas.  Além de prezar pelo diálogo com o meio ambiente, com mais de 60% de sua extensão ocupada por água ou vegetação, estratégias futuristas incluem o transporte de veículos elétricos, táxis aquáticos e ciclovias exclusivas ao longo do leito do rio.